top of page

Como fazer as Malas para uma Viagem de Fim de Semana


A parte mais importante da organização das malas para viagens curtas, de um a três dias, é reunir um pouco mais do que o necessário (sem exagero, para evitar que a bagagem fique pesada). Afinal, prevenir é melhor que remediar, assim como estar preparado é melhor que deixar tudo para o acaso. Prossiga como sempre faz, guardando roupas e artigos de toalete de acordo com a prioridade, sem se esquecer da limitação do espaço. Foque em fazer uma mala adequada com menos conteúdo.

Determine o que vai precisar levar: 1 - Faça uma lista. Você provavelmente sabe aonde vai, quanto tempo vai ficar e quais atividades vai praticar no fim de semana. Ao longo do dia (antes de fazer as malas), anote ou pense em tudo o que for essencial: roupas, artigos de toalete, eletrônicos, dinheiro e documentos. Caso não consiga se lembrar de mais nada, releia a lista. A seguir, pense no que não é essencial, nos itens que incluem acessórios (como celular e carregador, contatos e agenda, escova e pasta de dente etc.) e se pode ter esquecido algo. 2 - Pense no tamanho da bagagem de que vai precisar e escolha-a antes de se organizar para facilitar o processo. Se for uma viagem de fim de semana, basta usar uma mochila (para livros, eletrônicos e artigos de necessidade imediata) ou uma mala pequena (para roupas e outros itens espaçosos).

  • Leve uma ou duas bolsas, dependendo do meio de transporte. Se for de avião, tente por tudo na bagagem de mão para evitar ter de despachar seus pertences; se for de carro e houver bastante espaço, leve alguns itens extras.


  • Considere aonde vai e como pretende gastar dinheiro. Se for comprar roupas e outros artigos, poupe espaço!


  • Guarde uma bolsa dobrável no bolso da frente da mala. Se ela for pesada demais, separe parte do conteúdo nesse outro acessório e use-o também para suvenires.


3 - Pense nos aparelhos eletrônicos que tem de levar. Vai viajar a um local com sinal de celular? Vai chegar a usar o computador se levá-lo? Quer ouvir música no caminho? Precisa de câmera? Leve carregadores e pilhas adicionais. Se for passar muito tempo no carro, compre um carregador veicular.

  • Caso a viagem seja internacional e você não queira gastar dinheiro com dados de celular, deixe-o no modo avião e conecte-se somente às redes de Wi-fi locais para acessar contas de e-mail e a internet (se necessário).


4 - Leve documentos de identificação, informações de viagem e contatos de emergência. Pense em todos os dados que vai ter de apresentar para facilitar a viagem e anote tudo num papel ou no telefone para ficar mais acessível. Caso não tenha acesso à internet, imprima cópias físicas de autorizações, informações de contato e instruções. Tenha também os seguintes itens:

  • Passaporte, caso vá viajar para outro país.

  • Documento de identificação com foto.

  • Nome, número de telefone e endereço do hotel ou da casa onde vai se hospedar.

  • Informações de contatos de emergência para seus familiares.

5 - Deixe a mala bem organizada para não perder tempo tendo de procurar itens específicos depois. Por exemplo: ponha todas as roupas em um mesmo compartimento da bagagem. Depois, ponha itens pequenos ou que possam ser perdidos com facilidade em bolsos ou bolsas menores. Roupas para viagens curtas:

6 - Comece com peças básicas e essenciais e avance a partir delas. Leve quantas mudas de roupa precisar e considere levar itens adicionais, caso caibam na mala. Determine o número de peças que vai usar durante a viagem, não o número que gostaria de levar. Caso vá à praia e a um bar em um dia, por exemplo, vai precisar de roupas de banho, algo mais social e um par de pijamas.

  • Leve um traje adicional para casos de emergência, como se chover e as roupas ficarem molhadas, mas você ainda tiver compromissos. Com itens a mais, não vai se preciso usar peças do "estoque".


7 - Veja a previsão do tempo e planeje o que vai levar para vestir de acordo com o clima no local de destino. Acesse sites ou veja a previsão de telejornais para ver como os dias vão ser antes de partir. Caso o destino tenha clima tropical, opte por itens mais leves; caso vá para um local mais frio, opte por peças com camadas e mais pesadas. Se não se organizar bem, você pode acabar fazendo uma mala equivocada e estragar a diversão do fim de semana.

  • Se o clima for frio, inclua na mala itens como blusas, calças, chapéus etc. em quantidade suficiente (afinal, é melhor prevenir que remediar).


  • Se o clima for quente, inclua bermudas e camisetas, mas leve também peças para o frio só para não arriscar. Previsões meteorológicas nem sempre são exatas e, assim, é melhor se preparar. Sua aventura pode até acabar em garoa!


8 - Inclua itens versáteis na mala. O segredo das bagagens para viagens curtas é levar peças que combinem umas com as outras, dependendo do destino. Se já tiver um itinerário, ótimo! Mas lembre-se de que o clima nem sempre é previsível e que você pode mudar de ideia quanto ao que quer fazer.


  • Leve roupas que possa usar várias vezes seguidas, como um único par de calças jeans que combine com camisetas diferentes ou um par de pijamas. Esta dica só não vale para peças íntimas.

  • Pense na paleta de cores ao escolher as roupas. Se usar os mesmos tons, não vai ter de pensar no que combina e no que não combina.


9 - Leve os sapatos certos, pensando nas atividades que vai praticar. Tente-se limitar a dois pares: um para caminhar (chinelos para a praia e para relaxar), outro para demais compromissos (salto alto ou sapato social para sair à noite). Ponha os calçados que não for usar durante a viagem em sacolas de supermercado ou semelhantes; guarde-os na mala se houver espaço ou transporte-os separadamente.


  • Se for praticar atividades em ambientes externos (caminhar, andar de bicicleta, correr), prepare tênis de corrida para aproveitar o fim de semana sem causar desconforto aos pés.


  • Se for a um destino ou evento elegante, não use tênis de corrida enquanto as outras pessoas optam por sapatos sociais.


10 - Disponha as roupas sobre a cama ou outra superfície antes de fazer a mala para visualizar todo o conteúdo e considerar as opções de organização. Separe tudo por trajes, cores e tipos. 11 - Leve roupas íntimas extras. Sempre inclua algumas peças adicionais para possíveis surpresas (o ciclo menstrual das mulheres, suor em excesso etc.). 12 - Enrole as roupas, em vez de dobrá-las. Isso vai poupar espaço e evitar que as peças amarrotem. Dobre calças e camisetas pela metade e, depois, enrole-as de cima a baixo. Assim, vai poder incluir tudo em malas pequenas sem ter de pagar taxas extras ou despachar a bagagem.

  • Ponha os itens mais frágeis por cima. Se peças que amarrotam com facilidade ficarem presas sob o peso de outros artigos, vão ser mais danificadas.


Artigos de toalete e necessidades:

13 - Pense no que precisa levar. Faça um inventário de todos os artigos de toalete (escova de dente, escova de cabelo, solução para lentes de contato etc.) que usa com frequência. 14 - Inclua artigos de toalete em uma só bolsa de sua escolha, como sacos com zíper. Ponha-os na mala antes dos outros itens e deixe para trás peças mais pesadas e espaçosas caso elas não caibam (afinal, não dá para deixar escovas e afins em casa). 15 - Leve lenços de limpeza facial. Esses itens são ideais para limpar o rosto e tirar maquiagem e ocupam muito menos espaço que cremes hidratantes (além disso, não é preciso entregá-los às autoridades em aeroportos e outros locais). Uma dica é comprar pacotes de refil, mais versáteis e compactos. 16 -Leve uma escova de dente em uma bolsa especial, um saco plástico ou até envolvida por um pano. Inclua também um tubo pequeno de creme dental, dependendo de onde vai se hospedar. Caso fique na casa de um amigo, é provável que ele disponibilize o creme. Porém, se for ficar em uma cabana mais isolada, leve o produto por si próprio!- 17 - Compre artigos de toalete em versões de viagem em drogarias, mercados e afins. Se possível, opte por garrafas de cerca de 90 ml (que possam ser reaproveitadas depois de lavadas) e use-as para guardar produtos na quantidade necessária.


  • Voos comerciais no Brasil permitem o embarque com garrafas pequenas e transparentes, dadas certas restrições quanto ao tamanho. Planeje-se bem.


  • Leve amostras em vez de produtos completos, como cremes e loções, assim como artigos de luxo, como perfumes. Não arrisque ter de deixar seus pertences para trás e acabar ficando com os poros sujos! Consulte um dermatologista antes de viajar para ver se ele tem amostras.


18 - Planeje o que vai fazer com o cabelo. Caso seus fios não se deem bem com a água ou o suor, inclua na mala ferramentas para cuidados e laquê em tamanho de viagem. De qualquer maneira, aceitar a textura natural pode ser o melhor a fazer para poupar tempo (afinal, ninguém gosta de perder tempo usando escovas ou chapinhas durante viagens), mas um spray pode deixar os fios mais brilhosos sem muito trabalho. 19 - Leve desodorante! Se for levar um perfume, opte por uma amostra que não fique propensa a derramar e manchar ou danificar o conteúdo da mala. 20 - Considere levar um hidratante em versão compacta. Viagens, principalmente de avião, podem ressecar a pele. 21 - Pense se vai precisar de maquiagem e leve o que for usar, sem exagero. Se for para outra cidade, conhecer pessoas e tirar muitas fotos, considere incluir algo.

  • Troque cremes para o rosto por base. Se não quiser, use uma base em bastão que também funcione como corretivo (para não ter de deixar certos itens para trás no aeroporto, por exemplo). Leve também rímel, um brilho labial de sua escolha e pó compacto para não ficar com a pele muito brilhosa em fotos do Facebook.


  • Se quiser levar uma sombra, encontre algo compacto e com tons versáteis, que não ocupe muito espaço na mala.


DICAS EXTRAS:

  • Faça uma mala simples e não leve coisas que não vai usar!

  • Ponha uma etiqueta, fita ou outro item de identificação na mala para não perdê-la.


  • Sempre leve uma muda de roupas adicional na bagagem de mão para o caso de viajar de avião e ter de despachar malas grandes.

  • Não exagere na quantidade.


  • Inclua mudas de roupa adicionais que sejam elegantes. Nunca se sabe o que pode acontecer — e você não vai querer repetir looks se tiver de ficar próximo às mesmas pessoas em eventos consecutivos.


  • Atente-se às tendências da moda para saber o que vestir e o que não vai ofender a cultura do seu local de destino


Espero que essas dicas tenham ajudado com suas malas para viagens curtas. E se esse post fez sentido para você já compartilha com seus amigos e familiares para ajudar eles com suas malas também. ;)

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page